Informa Petrolina: o uso do WhatsApp como canal de comunicação pública da Prefeitura Municipal de Petrolina

LIMA, Andréa Meireles de Freitas; PAES, Paula de Souza. Informa Petrolina: o uso do WhatsApp como canal de comunicação pública da Prefeitura Municipal de Petrolina. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (45. : 2022 : João Pessoa). Anais: […] João Pessoa: 2022.

LIMA, Andréa Meireles de Freitas e PAES, Paula de Souza

O artigo analisa a produção de informação pública da Prefeitura Municipal de Petrolina via WhatsApp através do “Informa Petrolina”, canal onde são distribuídos informações e dados públicos. A análise se dividiu em dois momentos: primeiro foram estabelecidos um recorte temporal (2019 e 2022) e categorias temáticas dos conteúdos publicados no canal com o objetivo de caracterizar as ações de comunicação. Em seguida, foi realizada uma
entrevista com a coordenadora de Comunicação da prefeitura. Os resultados preliminares indicam que a aparente horizontalização da relação entre administração pública e cidadãos através do “Informa Petrolina” é controversa, levantando questões sobre os limites das ações de comunicação pública via celular.

Compartilhe