Linguagem Simples (LS) aplicada na Comunicação Pública: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)

CEPPI, Mariana Lima, COSTA, Ismia Kariny Correia da Silva, e LYCARIÃO, Diógenes

Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o uso da Linguagem Simples (LS) na Comunicação Pública. Foram analisadas produções acadêmicas publicadas entre 2012 e 2023, a partir de buscas nas bases Web of Science, Scopus e no Portal de Periódicos da Capes. O objetivo foi
identificar e examinar a literatura disponível considerando cinco variáveis: (a) nível de centralidade da LS nos estudos; (b) metodologias utilizadas; (c) país ou região onde a LS foi investigada; (d) tipo de instituição envolvida; (e) meio de comunicação analisado. Ao todo, 28 artigos atenderam aos critérios da RSL. Os resultados indicam que a maioria dos estudos foi publicada em inglês (n=26), com os EUA sendo o país mais estudado. Apesar do destaque da América Latina no corpus (n=13), não foram encontradas pesquisas brasileiras. A predominância metodológica foi dispersa, sendo a análise de conteúdo (n=4) a mais recorrente, seguida da pesquisa experimental e da análise linguística (n=3 cada). Observou-se um foco nos órgãos públicos (62%) e nos documentos jurídicos (38%), enquanto canais amplamente acessados pelo público, como sites governamentais, editais e redes sociais, foram pouco explorados. Esses achados sugerem que, embora a LS seja um tema consolidado internacionalmente, sua pesquisa no Brasil ainda carece de maior desenvolvimento e de validações
empíricas robustas. Discutimos as implicações desses achados para futuras pesquisas, sugerindo o aperfeiçoamento da utilização da análise de conteúdo e da análise linguística a partir de estudos experimentais que indiquem quais técnicas de LS são, de fato, efetivas. Dessa forma, recomenda-se o
avanço metodológico por meio de experimentos que avaliem o impacto da LS na inteligibilidade e acessibilidade das mensagens, considerando não apenas diferentes públicos, mas também variações linguísticas e contextuais.

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