O papel da comunicação pública mediada pelas TICs no fortalecimento da democracia: um estudo de caso do projeto MPSC em Rede

KLEIN, Gisiela Hasse. O papel da comunicação pública mediada pelas TICs no fortalecimento da democracia: um estudo de caso do projeto MPSC em Rede. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

KLEIN, Gisiela Hasse

A presente pesquisa se propõe a uma análise do papel da comunicação pública mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no fortalecimento da democracia. Para tanto, se debruça sobre o estudo de caso do projeto de comunicação “MPSC em Rede”. Tal projeto foi desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina a partir de 2013 com o objetivo principal de aproximar a instituição da sociedade. O pressuposto ontológico subjacente ao estudo é o de que a realidade social está amparada na linguagem enquanto mediadora das relações sociais. A postura paradigmática aceita se insere no quadro mais amplo de uma filosofia crítica. Já o pressuposto epistemológico situa-se na linha de pensamento interpretativista, na qual o homem constrói e mantém sua realidade social e organizacional segundo suas próprias vivências e perspectivas. A pesquisa é desenvolvida sob uma abordagem qualitativa e explora o método estudo de caso. As técnicas de coleta de dados empregadas são análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. São três os modelos de análise utilizados neste estudo para avaliar o nível de participação cidadã nos canais digitais de comunicação do MPSC, o tipo de racionalidade predominante na implementação do projeto e a mudança organizacional. Concluímos que o projeto “MPSC em Rede” foi exitoso ao estabelecer canais de diálogo com o cidadão contribuindo para aproximar a instituição e a sociedade e, dessa forma, ampliar e fortalecer os espaços democráticos. A racionalidade substantiva pautou a implementação do projeto, mas o contexto interno da organização ainda representa um entrave à mudança organizacional e impede a ampliação da participação cidadã em determinados processos educacionais.

 

 

 

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