O PAPEL ESTRATÉGICO DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

ALMEIDA, Rosiani Bion de; BOLFE, Juliana Simões. O PAPEL ESTRATÉGICO DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA, In: XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU 2021 do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária- INPEAU, 2021.

ALMEIDA, Rosiani Bion de e BOLFE, Juliana Simões

Este trabalho tem por objetivo apresentar a história de mais de três décadas da Política Pública de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que, ao longo desse período, revelou-se um instrumento indispensável ao desenvolvimento institucional, aproximando a Universidade dos seus públicos interno e externo. O documento, que orienta os planos, as metas e as ações da área comunicacional, contribui principalmente para a democratização do conhecimento científico para além dos círculos do saber. A metodologia
utilizada neste artigo consistiu em estudo de caso da UFSC, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados, coleta de informações em apresentações e entrevistas, com o intuito de trazer o pioneirismo na implementação de política de comunicação social nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A pesquisa possibilitou entender a importância estratégica de um modelo de comunicação pública em um contexto real, evidenciando os caminhos que devem ser seguidos e os apoios necessários para essa construção.

Compartilhe