Políticas públicas de acesso à informação, comunicação pública da ciência e tecnologia em países Ibero Americanos

OMENA SANTOS, Adriana C. et al. Políticas públicas de acesso à informação, comunicação pública da ciência e tecnologia em países Ibero Americanos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (45. : 2022 : João Pessoa). Anais: […] João Pessoa: 2022.

OMENA SANTOS, Adriana C.

O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa em desenvolvimento e discorre, no âmbito da comunicação pública da ciência, sobre as políticas públicas de ciência e tecnologias, mais especificamente sobre o marco legal de C&T ligados às políticas de comunicação em países Ibero Americanos. Trata-se de uma das etapas de pesquisa que tem como proposta estudar a cultura científica dos países e apresentar similaridades e diferenças nos usos da comunicação pública (CP) em instituições de ensino e pesquisa, bem como um estudo comparado sobre o marco regulatório referente a ciência, tecnologia
e inovação nos países envolvidos. Trata-se de pesquisa descritiva, documental e de campo que até o momento realizou levantamento documental preliminar do marco regulatório cujos resultados são apresentados e discutidos. Os resultados preliminares indicam que os diferentes países se encontram em momentos diferentes no que diz respeito à divulgação científica e, portanto, mesmo que paradoxalmente, em diferentes caminhos para uma efetiva cultura científica.

Compartilhe