Problematizando a Comunicação Pública à luz das noções de Recepção Ativa e Competência Crítica em Informação

GUIMARÃES, Fernanda; SCHNEIDER, Marco. Problematizando a Comunicação Pública à luz das noções de Recepção Ativa e Competência Crítica em Informação. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43., 2020, VIRTUAL. Anais [...] VIRTUAL, 2020.

GUIMARÃES, Fernanda e SCHNEIDER, Marco

O momento atual que a sociedade brasileira vive mostra como o Estado e suas ações interferem na vida cotidiana. Nesse caminho, este artigo propõe-se a problematizar os fluxos comunicacionais contemporâneos da Comunicação Pública a partir da proposta de inserção da Competência Crítica em Informação (Critical Information Literacy) como ferramenta fomentadora do pensamento crítico com vistas ao subsídio da liberdade e autonomia do indivíduo. Para tanto, será utilizada a ótica dos Estudos de Recepção para compreender que, voltando o olhar para a outra ponta do processo comunicacional, pode ser produzida uma nova comunicação pública e, assim, redesenhada uma nova democracia.

Compartilhe