A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a deliberação nas questões de interesse coletivo para o fortalecimento da cidadania. A pesquisa em foco indaga: até que ponto a comunicação desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná, cumpre as premissas da comunicação pública? O objetivo é refletir sobre os conceitos teóricos em voga e a prática adotada por um Órgão que tem como dever proteger e garantir o direito dos trabalhadores. A revisão bibliográfica indica as perspectivas teóricas sobre comunicação pública, um conceito em construção no país. A maioria dos autores brasileiros, como Brandão (2009), Duarte (2009, 2011), Matos (1999, 2009, 2011), Monteiro (2009), segue as concepções de Zémor (1995). A análise se divide em duas etapas: a análise dos instrumentos de informação e de diálogo do Órgão, conforme proposta de Duarte (2009), e a análise de conteúdo dos releases produzidos em 2010 pela assessoria de comunicação. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que a comunicação da Instituição não atende aos princípios da comunicação pública, priorizando a atividade de assessoria de imprensa. No entanto, pela presença de instrumentos de informação (site, jornal externo, releases) e de diálogo (ouvidoria e fóruns), evidenciam-se os pressupostos da comunicação pública. Enfim, pela análise do conteúdo das mensagens dos releases, nota-se que grande parte apresenta interesse público, um dos principais elementos constitutivos dessa dimensão da comunicação.
Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública
ROSSO, Gisele. Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
ROSSO, Gisele