Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública

ROSSO, Gisele. Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

ROSSO, Gisele

A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a deliberação nas questões de interesse coletivo para o fortalecimento da cidadania. A pesquisa em foco indaga: até que ponto a comunicação desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná, cumpre as premissas da comunicação pública? O objetivo é refletir sobre os conceitos teóricos em voga e a prática adotada por um Órgão que tem como dever proteger e garantir o direito dos trabalhadores. A revisão bibliográfica indica as perspectivas teóricas sobre comunicação pública, um conceito em construção no país. A maioria dos autores brasileiros, como Brandão (2009), Duarte (2009, 2011), Matos (1999, 2009, 2011), Monteiro (2009), segue as concepções de Zémor (1995). A análise se divide em duas etapas: a análise dos instrumentos de informação e de diálogo do Órgão, conforme proposta de Duarte (2009), e a análise de conteúdo dos releases produzidos em 2010 pela assessoria de comunicação. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que a comunicação da Instituição não atende aos princípios da comunicação pública, priorizando a atividade de assessoria de imprensa. No entanto, pela presença de instrumentos de informação (site, jornal externo, releases) e de diálogo (ouvidoria e fóruns), evidenciam-se os pressupostos da comunicação pública. Enfim, pela análise do conteúdo das mensagens dos releases, nota-se que grande parte apresenta interesse público, um dos principais elementos constitutivos dessa dimensão da comunicação.
Compartilhe