Programas de Integridade e Comunicação: o desafio da conscientização de empresas públicas federais em relação a projetos anticorrupção

MARTINS, Marina Soares Sabioni; DIAS, R.; GOMES, V. M. L. R.; CURVELLO, João José Azevedo. Programas de Integridade e Comunicação: o desafio da conscientização de empresas públicas federais em relação a projetos anticorrupção. Revista Científica de Comunicação Social do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) - e-Com, Belo Horizonte, v. 16, 2023

CURVELLO, João José Azevedo, DIAS, R., GOMES, V. M. L. R., e MARTINS, Marina Soares Sabioni

O artigo discute como a cultura anticorrupção, fomentada pela criação
de Programas de Integridade, tem sido estimulada pelos órgãos de controle federais. Conceitos como o de comunicação interna e cultura organizacional são trabalhados, no intuito de expor a importância da comunicação na criação de mecanismos de mudança cultural. Uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, que utilizou como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada, foi realizada em uma estatal, investigada pela CGU em 2015. Os resultados preliminares são apresentados nesse artigo e mostram as diferenças presentes nas opiniões dos gestores das áreas de Comunicação Interna e Departamento Compliance e o que tem sido feito para a disseminação dessa cultura anticorrupção.
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