Qual relação entre governança e comunicação pública? Por uma abordagem comunicacional do conceito de governança

PAES, Paula de Souza. Qual relação entre governança e comunicação pública? Por uma abordagem comunicacional do conceito de governança. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (45. : 2022 : João Pessoa). Anais: […] João Pessoa: 2022.

PAES, Paula de Souza

O conceito de governança vem sendo utilizado por diferentes atores institucionais no Brasil, que buscam demonstrar a emergência de novas formas de relação entre governantes e cidadãos. Este artigo argumenta que tal dinâmica se apoia sobretudo em ações de informação e comunicação que contribuem para remodelar essa relação.
Propomos discutir os enlaces entre comunicação pública e o conceito de governança, a partir de uma perspectiva crítica, através de exemplos em que dispositivos de comunicação são empregados em situações de interesse público, mas também de exercício do poder. Para isso, o artigo baseia-se na discussão crítica sobre o conceito de governança (HAMMAN, 2020; LE GALES, 1995; CASTRO, 2018; ARTURI, 2005) e em eixos de ação da comunicação pública (OLLIVIER-YANNIV 2006; WEBER, 2007)

Compartilhe