Teoria Institucional e Comunicação no Setor Público: a garantia do interesse público da comunicação

BENDER, Carolina Schneider; SILVEIRA, Gláucia Espinosa da; MARCO, Daiana de; KOCHE, Isaque Guilhermando. Teoria Institucional e Comunicação no Setor Público: a garantia do interesse público da comunicação. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9., 2017, Bagé. Anais [...] Bagé, 2017.

BENDER, Carolina Schneider, KOCHE, Isaque Guilhermando, MARCO, Daiana de, e SILVEIRA, Gláucia Espinosa da

A institucionalização do interesse público nos setores de comunicação da administração pública federal apresenta-se como um pressuposto para a garantia da democracia, transparência e livre exercício da cidadania, e também como forma de garantia aos profissionais que trabalham na área. A Teoria Institucional explica os processos de criação, estabilização e transformação das instituições, a partir das práticas e padrões socialmente legitimados, trazendo para a análise organizacional “o foco político e a luta de interesses dentro e entre as organizações” (CARVALHO; VIEIRA, 2003, p.25). A comunicação pública é a garantia do cidadão de direito à informação, a busca da transparência e “diz respeito a um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade com o objetivo de informar para a construção da cidadania” (BRANDÃO, 2009, p.6), sendo “inegável a influência explícita e direta da direção das instituições no direcionamento dos interesses de comunicação, deixando o interesse institucional superar o interesse público” (BRANDÃO, 2009, p.8). Assim, a concepção de práticas e estruturas organizacionais são respostas a ambientes sociais e políticos e a aceitação desses padrões e práticas é o que a Teoria Institucional define como institucionalização. Desenvolveu-se um ensaio teórico com a intenção de compreender como e de quais formas pode-se institucionalizar a manutenção do interesse público nos processos de comunicação no setor público, utilizando como arcabouço a Teoria Institucional e os conceitos de Comunicação Pública. Concluiu-se que ao atenuar-se a influência política na estrutura, gestão e processos de comunicação, por meio da consolidação de uma Política de Comunicação e do isomorfismo dos setores da área, consegue-se fortalecer a comunicação pública de caráter institucional, separando-se os interesses institucionais e de gestão.

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