Neste artigo, faremos apontamentos sobre a importância de as universidades públicas traçarem suas políticas de comunicação, a fim de planejar, organizar e atender às demandas sociais. O texto divide-se em três momentos: em primeiro lugar, mostramos que essas instituições passam por uma crise de hegemonia, de legitimidade e de institucionalidade, cujo ápice reside na atual disseminação de uma imagem desgastada, alicerçada em argumentos de que elas são caras aos cofres públicos, subversivas e pouco úteis. Em seguida, trazemos percepções sobre a retomada de seu protagonismo social durante a pandemia, já que a sociedade espera delas explicações, resultados e orientações. Por fim, mostramos a necessidade de que a comunicação efetivada pelas universidades públicas não seja apenas factual, mas fruto de políticas públicas que a planejem, organizem e orientem.
Universidade e comunicação na pandemia: percepções sobre a importância de uma política de comunicação pública
GERALDES, Elen; LOPES, Helen; OLIVEIRA, Gisele Pimenta. Universidade e comunicação na pandemia: percepções sobre a importância de uma política de comunicação pública. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43., 2020, VIRTUAL. Anais [...] VIRTUAL, 2020.
GERALDES, Elen Cristina, LOPES, Helen, e OLIVEIRA, Gisele Pimenta