Usos da Agência Câmara de Notícias: um estudo a partir da cobertura do arcabouço fiscal

MIRANDA, Tiago Oliveira Machado

Esta dissertação investiga o uso dos produtos noticiosos da Agência Câmara por veículos de comunicação, com foco na cobertura do Projeto de Lei Complementar 93/2023 (arcabouço fiscal). Utilizando uma metodologia mista — análise documental, entrevistas com gestores e jornalistas, questionários e pesquisa online — o estudo combinou técnicas qualitativas e quantitativas para garantir a consistência entre dados oficiais e práticas observadas. Os resultados revelam que a Agência Câmara é uma fonte confiável e amplamente acessada por jornalistas que cobrem o Legislativo, com 91,3% dos entrevistados utilizando-a regularmente e afirmando confiar na Agência como uma fonte de combate à desinformação. A pesquisa constatou que a Agência Câmara evoluiu de um veículo de apoio a outros meios de comunicação para se consolidar como uma fonte primária de informação sobre a Câmara dos Deputados para diferentes públicos. Isso se reflete na baixa proporção de jornalistas assinantes dos boletins eletrônicos (5,14%), no aproveitamento das matérias sobre o arcabouço fiscal por veículos nacionais, regionais e entidades da sociedade civil,
além de grandes portais de notícias e veículos especializados, conforme relatado por gestores e jornalistas entrevistados. A pesquisa também confirmou estudos anteriores que apontam como a institucionalidade na comunicação é marca do jornalismo praticado pela Agência, assim como a carga política e o caráter público. E que essa dinâmica sugere uma complementaridade entre a Agência Câmara e veículos comerciais em coberturas de temas com maior relevância. A pesquisa também identificou variações no uso das matérias, conforme a proximidade dos jornalistas com o Congresso.

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