Cidades criativas, soluções inventivas – O papel da copa, olimpíadas, museus e bibliotecas internacionais

199 Visualizações

Em tempos de Olimpíada Rio-2016 a questão do legado social e a discussão sobre benefícios e prejuízos para as cidades ressurgem na pauta. Lançado em 2010, “Cidades criativas, soluções inventivas – o papel da Copa, Olimpíadas e dos Museus Internacionais”, organizado pela pesquisadora e consultora Ana Carla Fonseca, especialista em economia criativa, (http://garimpodesolucoes.com.br/o-que-fazemos/livros/) busca identificar o legado dos grandes eventos culturais e esportivos para a economia criativa e cidades criativas. O estudo analisa cinco casos práticos: Olimpíada de Londres, Olimpíada de Barcelona, Copa da África do Sul, Museu Guggenheim de Bilbao e Parques-Bibliotecas de Bogotá e Medellín. Embora fora do contexto dos megaeventos esportivos, o caso inspirador da Colômbia merece uma leitura atenta pela proximidade e semelhança dos desafios brasileiros.

Download Cidades-Criativas-Soluções-Inventivas – O PAPEL DA COPA, DAS OLIMPÍADAS E DOS MUSEUS INTERNACIONAIS. Organização: Ana Carla Fonseca Reis. Edição: Garimpo de Soluções. Autor/es: Ana Carla Fonseca Reis, Graham Hitchen, Avril Joffe, Jordi Pardo, Roberto Gómez de la Iglesia, Miren Morato, Germán Rey. Ano: 2010

Nenhum comentário

Com foco no direito do cidadão à informação, à participação e no dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública.