O Outubro Rosa no esporte

223 Visualizações

Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br. O texto desta edição comemora o Outubro Rosa. Outubro Rosa é um movimento mundial que mobiliza, desde 1990, governos, ONGs e empresas pela prevenção do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, correspondendo a 22% dos novos casos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57 mil casos novos de câncer de mama serão diagnosticados até o final de 2015. O Blog não possui a permissão do proprietário para o compartilhamento do vídeo.
Para assisti-lo, clique na imagem abaixo.
 

outubro4 Os fãs que costumam acompanhar a NFL, Liga de Futebol Americano, já notaram que os jogos ganharam um toque especial desde o início de outubro. É a Crucial Catch, campanha da Liga Nacional de Football (NFL) e da Sociedade Americana de Câncer  que celebra o Outubro Rosa promovendo a prevenção do câncer de mama e oferecendo gratuitamente recursos para mamografia de triagem para as mulheres nos estádios e em comunidades carentes.

A parceria entre a NFL e a Sociedade Americana de Câncer  existe desde 2009,  quando a esposa do jogador Brett Favre venceu a luta contra a doença ao diagnosticá-la com antecedência. Desde então, patrocinadores, organizadores eoutubro2 jogadores abraçaram a causa do Outubro Rosa.  O rosa está em ítens dos uniformes usados pelos jogadores e treinadores – como luvas, chuteiras e bonés na cor rosa – além da adaptação das logomarcas do patrocinadores e da própria NFL, exibida no centro dos campos e nas bolas oficiais dos jogos.

Após cada jogo da liga, os ítens são vendidos em um leilão oficial da NFL. O objetivo é ajudar a Sociedade Americana de Câncer a implementar o programa CHANGE, que há três anos vem capacitando sistemas de saúde de pequenas comunidades para aumentar o acesso aos exames de câncer de mama. De acordo com a NFL, desde o

05 Oct 2014, Charlotte, North Carolina, USA --- 05 October 2014: Carolina Panthers quarterback Cam Newton (1) takes a moment to reflect during a Cancer Awareness Sunday prior to first quarter action between the Chicago Bears and the Carolina Panthers at Bank of America Stadium in Charlotte, NC. --- Image by © Jim Dedmon/Icon Sportswire/Corbisinício da campanha Crucial Catch já foram arrecadados aproximadamente $8 milhões de dólares. Os recursos ajudaram, segundo a organização, a salvar a vida de mais de um milhão de mulheres nos estados Unidos. Para ajudar a Sociedade Americana de Câncer, acesse donate.cancer.org.

 
 
Marque Esse Gol
 
 

rafaelO Outubro Rosa também chegou ao principal campeonato esportivo do Brasil. Em uma ação realizada na última quarta-feira durante um jogo pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, em parceria com a ONG Meninas de Peito, promoveu uma série de ações para engajar seus torcedores na campanhaMarque Esse Gol, que alerta para a importância da prevençnao e disgnóstico precoce do câncer de mama.

No início da partida, todos os jogadores entraram em campo ao lado de mulheres que lutam – ou lutaram – contra o câncer, vestindo camisas personalizadas com um símbolo no formato de uma cicatriz rosa no lugar do escudo do Palmeiras. Além disso, estão sendo oferecidos exames de mamografia gratuitos no Allianz Parque, o estádio do time, até o dia 16 de outubro. Basta fazer um cadastro no site oficial da campanha e se dirigir ao estádio, que conta com caminhões devidamente adaptados.

No final do mês será a vez do maior rival do Palmeiras aderir à ação. Entre os dias 26 e 31 de outubro, o Corínthians também irá oferecer os exames de forma gratuita, mas em seu próprio estádio, em Itaquera. Já o Santos,  em parceria com o Instituto Neo Mama e a Prefeitura de Santos, irá realizar uma série de ações nos antes e no intervalo dos jogos que serão realizados na Vila Belmiro. No sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro feminino, as Sereias da Vila vão entrar com 11 mulheres que venceram a doença e estarão com bonés rosas, na partida contra o Centro Olímpico. A entrada é gratuita.  No domingo (18),  na partida contra o Goiás, é a vez do time masculino. Além disso, bandeiras e faixas estarão no gramado para alertar sobre a importância da prevenção.

Nenhum comentário

Com foco no direito do cidadão à informação, à participação e no dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública.