Cláudia Lemos é eleita presidente da ABCPública

Em assembleia realizada no dia 28 de novembro, os associados da ABCPública elegeram a nova diretoria da entidade, para o biênio 2021-2022. Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados) foi apontada presidente da associação.

Cláudia já passou pela Procuradoria-Geral da República, Conselho Nacional do Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e Secretaria de Comunicação da Presidência da República, entre outras instituições. É servidora da Câmara dos Deputados. Jornalista, mestre e doutora em Estudos Literários pela UFMG, é também professora.

Ela assume a Presidência no lugar de Lincoln Macário (Câmara dos Deputados), que liderou a associação durante dois mandatos, nos seus quatro primeiros anos de existência, e os resume:

“Foi o período de consolidação da entidade, nas suas formalidades, mas também de hierarquização das prioridades e desenvolvimento das formas de atuação. Destaque para a capacitação por meio de parcerias, uma atuação horizontalizada, em rede, e atenção à agenda legislativa da comunicação pública, ainda tão carente de regulamentações.”

Lincoln Macário, primeiro presidente da ABCPública

Lincoln passa à posição de diretor administrativo-financeiro. Permanecem no cargo Armando Medeiros de Faria (ex-Secom PR, ex-BB), como vice-presidente, e Jorge Duarte (Embrapa), como diretor acadêmico. Os dois foram os primeiros idealizadores da entidade. Como diretora de comunicação, foi eleita Aline Castro (Tribunal Regional do Trabalho/SP).

Prioridades
Durante a assembleia, a nova diretoria discutiu com os coordenadores regionais e demais associados as prioridades para o próximo biênio. Um dos focos vai estar na capacitação, prevendo cursos virtuais. A associação quer também ampliar a presença nos debates sobre comunicação pública, inclusive legislativos.

“Vamos privilegiar a atuação das regionais e as parcerias.”

Cláudia Lemos, nova presidente da ABCPública

Outra meta estabelecida é o aumento do número de membros e de regionais. A assembleia ainda ratificou a prestação de contas de anos anteriores.

Sócio honorário
Os associados também aprovaram o convite a João José Forni para a categoria de sócio honorário. Forni atuou décadas na área pública e é autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação”, uma das obras de referência no tema.

Composição completa
Veja abaixo como ficou a nova composição da ABCPública:

Presidência: Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados); Vice-presidência: Armando Medeiros de Faria (ex-Secom, ex BB); Diretoria de Comunicação: Aline Castro (Tribunal Regional do Trabalho/SP); Diretoria Acadêmica: Jorge Duarte (Embrapa); Diretoria Administrativo-Financeira: Lincoln Macário (Câmara dos Deputados). No Conselho Fiscal foram eleitos Paulo Falzoni (Milan e Falzoni Comunicação), Ana Beatriz Santos (Senado Federal), Juliana Carvalho (Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso) e Fernanda Sartor (Ministério Público Federal no Paraná).

As 12 regionais são coordenadas por mullheres:

Ceará: Ludmila Wambergna (Hospital Universitário Walter Cantídio); Distrito Federal: Ana Cristina Rosa (Conselho da Justiça Federal); Goiás: Alessandra Lessa (Governo de Goiás); Mato Grosso: Juliana Carvalho, (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e Gabriel Rezende Faria (Embrapa-Sinop); Rio de Janeiro: Marina Nery (Ipea); Rio Grande do Sul: Cristina Oliveira (Ministério Público do Rio Grande do Sul); Minas Gerais: Lília Gomes (Ministério Público do Trabalho); Paraná: Fernanda Sartor (Instituto Federal do Paraná) e Lilian Chirnev (Observatório das Metrópoles); Pernambuco: Ana Paula Lucena (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Rondônia: Renata Silva (Embrapa Porto Velho); Santa Catarina: Marta Scherer; São Paulo: Aline Bezerra (FAB).

A associação conta ainda com coordenações temáticas: Comunicação Digital: Erica Abe (FSB/DF); Publicidade: Jun Tomikawa (Ministério Público do Distrito Federal); Regulamentação: Jéfferson Curtinovi (Ministério Público Federal/RS).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *