Comunicação no ambiente republicano em debate em Recife


A seção da ABCPública em Pernambuco se reuniu no dia 10 de dezembro para debater o tema da comunicação no ambiente republicano, com o professor Flávio Brayner, titular do departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Participaram do encontro profissionais da comunicação ligados a instituições como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Ministério Público Estadual (MPPE), o Conselho Regional de Psicologia (CRPPE) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

Flávio Brayner fez um breve histórico das origens da ideia de república na antiguidade greco-romana; tratou das visões sobre o republicanismo na idade moderna e em pensadores do século 20, como Hannah Arendt e Jürgen Habermas, e destacou a chegada dessas ideias ao Brasil, ainda no período imperial. Ao final, ele buscou aproximar o desafio do republicanismo às demandas atuais do campo da comunicação pública.

De acordo com a coordenadora da ABCPública em Pernambuco, Ana Paula Lucena, o encontro serviu para divulgar o trabalho da entidade e aproximar profissionais da comunicação do campo público em torno de uma pauta comum. “Foi também uma oportunidade de refletir sobre temas ligados ao dia a dia de quem faz comunicação pública”, acrescentou.

A seção ABCPública PE volta a se reunir no início de 2020, ainda sem data e locais definidos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *