Democracia e República: desafios governamentais e da esfera pública no século XXI

O Estado brasileiro confronta-se, neste início de século, com extraordinários desafios. De um lado, é herdeiro de séculos de patrimonialismo, clientelismo e múltiplas formas de apropriação privada dos recursos públicos, materiais e imateriais, contribuindo para reproduzir e ampliar desigualdades na repartição da riqueza social e dos meios de exercício do poder. De outro lado, defronta-se com novos e intensos ataques a conquistas que marcaram o processo de transição democrática e da própria consolidação democrática subsequente, e que afirmaram um conjunto de direitos econômicos, sociais, culturais e participativos ainda não plenamente realizados.

A comunidade acadêmica tem acompanhado os embates e conflitos sociais e políticos que interpelam as administrações públicas e, de modo mais amplo, o próprio Estado brasileiro, em suas múltiplas facetas: formas de representação e exercício do poder político; administração da coisa pública; garantia de direitos e soberania do povo brasileiro. Embora nem sempre adequadamente organizada e divulgada, a produção acadêmica e científica pode contribuir em muito para o debate qualificado e democrático de problemas e caminhos possíveis.

Ao mesmo tempo, pela sua posição particular e seu engajamento na formação de profissionais e pesquisadores, a comunidade acadêmica e científica do Campo de Públicas pode propiciar um rico e dinâmico diálogo com as múltiplas e diversas formas de expressão e organização da sociedade civil, de quem, em última instância, deverão emergir opções e caminhos para a reinvenção da esfera pública e a construção e consolidação de um Estado brasileiro efetivamente republicano e democrático.

O Campo de Públicas é designado como um campo multidisciplinar de ensino, pesquisa e fazeres tecnopolíticos, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Humanas, que se volta para assuntos, temas, problemas e questões de interesse público, de bem-estar coletivo e de políticas públicas inclusivas, em uma renovada perspectiva republicana ao encarar as ações governamentais, dos movimentos da sociedade civil organizada e das interações entre governo e sociedade, na busca do desenvolvimento socioeconômico sustentável, em contexto de aprofundamento da democracia.

Sua expressão no âmbito do ensino é configurada por um número crescente, notadamente a partir de 2005, de cursos de graduação, sobretudo de bacharelado, com as denominações de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social e Políticas Públicas. No âmbito da pós-graduação também vem despontando grande número de novos cursos, com variadas denominações particulares. Conquistou reconhecimento e identidade institucional em 2014, como campo de formação acadêmica e profissional, com a edição de Diretrizes Curriculares Nacionais próprias.

A geração, a expansão, o aprofundamento e a disseminação de conhecimentos próprios do campo são condições para a sua consolidação e a sua materialização enquanto comunidade científica.

Com o objetivo de reunir, discutir e divulgar a produção científica do Campo, bem como propiciar o intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, organizações governamentais e não governamentais, será realizado, neste ano de 2015, em Brasília – DF, o I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas – I ENEPCP, focado no tema Democracia e República: Desafios Governamentais e da Esfera Pública no Século XXI.

A realização do encontro, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, representa importante passo rumo aos propósitos de fortalecimento desta comunidade acadêmico-científica, assim como de afirmação da relevância de sua contribuição na formação de quadros profissionais e na elaboração de novas abordagens teórico-conceituais, metodológicas e práticas.

O evento, organizado no formato de conferências, mesas redondas, sessões temáticas e sessões livres, irá reunir pesquisadores, profissionais, professores e estudantes, de graduação e pós-graduação, em um ambiente propício para a exposição, o intercâmbio e o debate de pesquisas, estudos e experiências sobre temas inerentes ao Campo.

Mais informações:
https://www.facebook.com/groups/983819088304825/
http://www.enepcp.org/acp/c/Programacao
____________
CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Caso seu interesse na área pública seja capacitação em:

  • Media Training;
  • Gestão de Riscos em Comunicação;
  • Gestão de Mídias Sociais;
  • Consultoria, Planejamento e Estratégia em Comunicação,
  • Legislação, elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência;

Fale conosco: contato@conexaopublica.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *