A ABCPública foi convidada a participar da audiência pública que será promovida na próxima quinta-feira, 9 de junho, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir “novas soluções e modelos de negócio para a Rádio e TV Justiça”.
Quem vai representar a associação é a presidente, Cláudia Lemos, que foi gerente do projeto de implantação da TV Justiça, em 2002, e é servidora da Câmara dos Deputados.
“O debate é importante não só para o sistema de Justiça, mas para discutir o futuro de todos os veículos de comunicação criados com o objetivo de ampliar a transparência do Estado brasileiro”, destaca. “Contamos com as contribuições dos associados e de outros profissionais interessados”, convida.
As sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail contato@abcpublica.org.br até terça-feira, 7 de junho.
Mais informações
O STF criou uma página onde estão disponíveis o edital da audiência e diversos documentos sobre a TV e Rádio Justiça, como diretrizes estratégicas, orçamento, contratos e custos mensais e o relatório de uma comissão criada para estudar o tema, em parceria com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social.
O foco do trabalho da comissão foi “estudar e definir solução para a continuidade sustentável a médio e longo prazo das atividades da TV Justiça e da Rádio Justiça”. Uma das premissas foi “criar figura jurídica autônoma (“CNPJ próprio”), com vistas a otimizar o gerenciamento de recursos financeiros e administrativos já disponíveis, bem como possibilitar a captação de receitas acessórias para custeio das atividades”.
A audiência acontece das 11h às 18h do dia 9/06, no plenário da 1ª Turma do STF. O edital informa que o evento será gravado e permanecerá disponível para consulta dos interessados.