Frente promove curso sobre Comunicação Pública e EBC

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A ABCPública participa do curso “Comunicação pública: fortalecimento da sociedade e da democracia”, que a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública oferece de 6 a 9 de abril. O curso on-line é gratuito e oferecerá certificado para até 280 inscritos.

A Frente é formada por entidades da sociedade civil, acadêmicas, sindicatos, pesquisadores e jornalistas. Entre os palestrantes estão os professores Laurindo Leal Filho, da ECA-USP, Murilo César Ramos, da UnB, e a jornalista Tereza Cruvinel, ex-presidente da EBC.

Promovido em parceria com o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (Emerge UFF), grupo de pesquisa integrante da Frente, o curso tem o objetivo de esclarecer sobre a relevância da Comunicação Pública para um ambiente democrático e destacar a importância da EBC no cenário de concentração midiática brasileira.

A iniciativa integra a campanha #FicaEBC, uma mobilização da Frente contra a inclusão da Empresa Brasil de Comunicação no Programa Nacional de Desestatização (PND). A inclusão foi anunciada em 16 de março pela secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, e publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março.

Segundo ela, os estudos de viabilidade de venda da EBC serão feitos
pelo BNDES e, caso se conclua que a privatização não seja atrativa, por ser a empresa dependente do Tesouro, a outra possibilidade é a liquidação da EBC. Ou seja, o governo avalia fechar a empresa e, com ela, todas as emissoras da Rádio Nacional e da Rádio MEC, a TV Brasil, a Agência Brasil e a Radioagência Nacional.

Lançamento

Na live de lançamento do curso, no dia 30 de março, Fernando Oliveira Paulino, professor da UnB e Coordenador do Laboratório de Políticas
de Comunicação (LaPCom) e da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), destacou que a comunicação pública é uma conquista da sociedade, além de estar prevista na Constituição Federal de 1988, como uma forma de enfrentar a tendência autocrática que vigora no ambiente midiático brasileiro.

“Houve resistências ao longo do tempo, pautadas por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que têm lutado, especialmente de 1988 para cá, pela complementaridade da comunicação no país. E com isso a necessidade de se estabelecer ferramentas e instrumentos de promoção do direito à comunicação, especialmente a partir da comunicação pública, ou seja, aquela que atenda não apenas um grupo da sociedade, ou uma perspectiva sobre a sociedade, mas sim uma comunicação que seja compartilhada, diversa e que crie condições para que a sociedade brasileira se veja em sua pluralidade e nas suas possibilidades mais diversificadas de produção, distribuição e acesso à comunicação e à cultura”.

Fernando Paulino (UnB)

O professor Adilson Cabral, coordenador do Emerge UFF, discutiu o que é um projeto da comunicação pública.

“A gente deveria compreender e construir uma caracterização para além dessa distância que separa o estatal do público, e não compreender o sistema estatal como institucional que se pode fazer o que quiser, que se pode garantir uma propaganda do governo de turno”, defendeu.

Adilson Cabral (UFF)

Já o professor de jornalismo da UFF Pedro Aguiar, especialista em agências de notícias, destacou a importância da EBC na distribuição de conteúdos jornalísticos para outras empresas de mídia, inclusive privadas, feita especialmente pela Agência Brasil e pela Radioagência Nacional, exercendo um papel fundamental no mercado midiático brasileiro.

“Não estamos falando só de mídia pequena ou alternativa. Estamos falando de grandes veículos de comunicação do país, que pertencem a conglomerados multimídia empresariais e que se apoiam especialmente na produção da Agência Brasil para construir o material que oferecem ao seu público e, com isso, atrair audiência e ganhar dinheiro com a publicidade”.

Pedro Aguiar (UFF)

Para obter o certificado de participação, deve ser feita inscrição antecipada gratuita em https://doity.com.br/curso-comunicacao-publica-fortalecimento-
da-sociedade-e-da-democracia
(limitado a 280 vagas).

Programa

Comunicação pública: fortalecimento da sociedade e da democracia
De 10h às 11h30

Aula 1 – 06/04
Comunicação pública: conceitos, diretrizes internacionais e criação da EBC
Tereza Cruvinel (jornalista e primeira presidenta da EBC)
Murilo César Ramos (professor emérito da UnB e ex-conselheiro da EBC)
Outros nomes a confirmar
Mediação: Jonas Valente
YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=Hj1T256pVKw

Aula 2 – 07/04
Desmonte e Resistências: participação social e democratização da mídia
Laurindo Leal Filho (professor da ECA/USP e 1o Ouvidor-geral da EBC)
Rita Freire (Jornalista, ex-presidenta do Conselho Curador da EBC)
Beth Costa (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC)
Mediação: Guilherme Strozi
YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=REOUaH45ooM

Aula 3 – 08/04
E lá fora? Visões e práticas internacionais da comunicação pública

Palestrantes a confirmar
Mediação: Mariana Martins
YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=ShWbSmo-cNs

Aula 4 – 09/04
No Brasil: redes de comunicação pública e a EBC

Cláudia Lemos (ABCPública/Câmara dos Deputados)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)
Mara Régia (Viva Maria/EBC)
Mediação: Eliane Gonçalves
YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=TflcUxxAsfQ

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Com foco no direito do cidadão à informação, à participação e no dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública.

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