Inscrições abertas: Encontro de Comunicadores do IFSC conta com apoio da ABCPública

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Comunicadores do IFSC, evento anual que reúne os profissionais e servidores responsáveis pela comunicação no Instituto Federal de Santa Catarina. O encontro será realizado de 22 a 24 de novembro, no miniauditório do Câmpus Florianópolis-Continente.

Além dos comunicadores do IFSC, também poderão participar do evento profissionais de outras instituições de ensino superior (IES) de Santa Catarina que trabalhem diretamente com a Comunicação, e servidores do IFSC que atuem em outras áreas. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro pelos links abaixo:

Caso haja mais inscritos que o número de vagas disponíveis, a seleção será feita por ordem de preenchimento do formulário. A confirmação da inscrição será enviada até o dia 20 de novembro para o e-mail informado.

Parceria com ABCPública

Em 2023, o evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que reúne e representa os comunicadores da área pública-governamental e do terceiro setor. Fundada em 2016 por profissionais de diversos estados e do Distrito Federal, vem se consolidando como um espaço de reflexão, análise e debates sobre os desafios desse campo.

Destaques da programação

A palestra de abertura do encontro, intitulada “O desafio de fazer Comunicação Pública”, será com Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública e um dos nomes de maior destaque no Brasil no tema. Jornalista, relações-públicas, mestre e doutor em Comunicação Social, Jorge faz pós-doutoramento em Comunicação na UnB e é professor em cursos de pós-graduação. Foi organizador de obras como “Comunicação Pública”, “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação”, “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” e atuou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2004-2012) como assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública. Empregado da Embrapa desde 1990, já foi gerente de Comunicação Estratégica na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da empresa.

Outro destaque é a palestra com a professora Renata Waleska Pimenta, com o tema “Como eliminar o racismo na nossa comunicação?”. Atualmente, Renata atua como docente no Câmpus Garopaba do IFSC e desenvolve pesquisas sobre relações raciais no campo educacional, com destaque sobre análise das ações afirmativas em instituições de ensino. É uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena do Câmpus Gaspar. A professora também participa do Comitê de Direitos Humanos do IFSC, do coletivo IFSC Negro e dos grupos de pesquisa: Alteritas; Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de Professores e o Laboratório de Didática da História – LADIH. É sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e coordenadora da região Sul no Fórum Permanente da Educação Básica – FNEB – ERER/ABPN (2022-24).

22/11
9h – Café de boas-vindas
9h30 – Abertura
10h – Palestra “O desafio de fazer Comunicação Pública” – Jorge Duarte (Associação Brasileira de Comunicação Pública)
12h – Intervalo para almoço (sugestão: Cantina do Câmpus Florianópolis-Continente)
14h – Política de Comunicação do IFSC e manuais em desenvolvimento
16h – Momento de escuta e troca de experiências

23/11
9h30 – Manual operacional para eventos promovidos pelo IFSC e novo contrato de eventos
10h30 – Portal do IFSC e Portal do Servidor
12h – Intervalo para almoço (sugestão: Cantina do Câmpus Florianópolis-Continente)
14h – Palestra “Como eliminar o racismo na nossa comunicação?” – Renata Waleska Pimenta (Coletivo IFSC Negro e Comitê de Direitos Humanos do IFSC)
16h – Produção de conteúdo audiovisual para as mídias sociais

24/11
9h30 – Campanhas de ingresso e diferentes mídias
12h – Encerramento

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *