Expressando sinceros sentimentos a familiares e amigos(as), a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom) lamentam informar o falecimento de Elizabeth Pazito Brandão, a Beth Brandão, na noite de ontem, 7 de abril de 2021. Há alguns dias Beth havia sido internada e lutava contra o coronavírus.
Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Beth Brandão ofereceu contribuições importantes às atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comunicação.
Relações Públicas e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brandão é uma das maiores referências em Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Comunicação Pública no país.
Entre 2008 e 2013, participou ativamente da formulação dos debates e das ações que levaram à definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Relações Públicas.
Começou a vida profissional trabalhando com Comunicação Rural (jornal, rádio, estratégias de extensão rural e assessoria de imprensa) na Emater-SC e na Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Em Brasília, foi presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e prestou consultoria para diversas instituições, principalmente, na área de planejamento e pesquisa.
Durante 20 anos, dedicou-se à área acadêmica: foi professora do Ceub, da Universidade Católica de Brasília, do Ibmec e do Centro Universitário Iesb. No Iesb, criou e coordenou o curso de graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas, cursos de pós-graduação lato sensu em Comunicação Pública e foi coordenadora da pós-graduação da instituição.
Prestou consultoria nas áreas de Comunicação Corporativa e Comunicação Pública e desenvolveu diversos trabalhos para instituições como FSB, CNI e Abracom.
Foi avaliadora de curso superior do Inep, conselheira efetiva e secretária geral do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas e sócia do Ideco, Instituto de Desenvolvimento Educacional e Comunitário, uma Oscip voltada para planejamento, articulação, criação e operação de projetos e programas educativos, culturais, de capacitação profissional e de desenvolvimento comunitário.
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp)
Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)
Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom)
Excelente professora e competente profissional. Você fará falta na Comunicação. Descanse em paz!