Nota de pesar pelo falecimento de Beth Brandão

359 Visualizações

Expressando sinceros sentimentos a familiares e amigos(as), a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom) lamentam informar o falecimento de Elizabeth Pazito Brandão, a Beth Brandão, na noite de ontem, 7 de abril de 2021. Há alguns dias Beth havia sido internada e lutava contra o coronavírus. 

Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Beth Brandão ofereceu contribuições importantes às atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comunicação. 

Relações Públicas e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brandão é uma das maiores referências em Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Comunicação Pública no país.

A trajetória acadêmica e profissional de Beth Brandão demonstra a inquietude de seu pensamento e seu olhar extremamente crítico sobre o campo da comunicação social. Mercado de trabalho e conhecimento científico somente passam a ter significado se compreendidos como aspectos complementares dos ‘fazeres’ contemporâneos da comunicação.”

Leia o perfil escrito em 2001 por Ana Lúcia Novelli

Entre 2008 e 2013, participou ativamente da formulação dos debates e das ações que levaram à definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Relações Públicas.

Começou a vida profissional trabalhando com Comunicação Rural (jornal, rádio, estratégias de extensão rural e assessoria de imprensa) na Emater-SC e na Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Em Brasília, foi presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e prestou consultoria para diversas instituições, principalmente, na área de planejamento e pesquisa. 

Durante 20 anos, dedicou-se à área acadêmica: foi professora do Ceub, da Universidade Católica de Brasília, do Ibmec e do Centro Universitário Iesb. No Iesb, criou e coordenou o curso de graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas, cursos de pós-graduação lato sensu em Comunicação Pública e foi coordenadora da pós-graduação da instituição. 

Prestou consultoria nas áreas de Comunicação Corporativa e Comunicação Pública e desenvolveu diversos trabalhos para instituições como FSB, CNI e Abracom.

Foi avaliadora de curso superior do Inep, conselheira efetiva e secretária geral do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas e sócia do Ideco, Instituto de Desenvolvimento Educacional e Comunitário, uma Oscip voltada para planejamento, articulação, criação e operação de projetos e programas educativos, culturais, de capacitação profissional e de desenvolvimento comunitário.

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp)

Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (Socicom)

  1. Beth, atenciosa e carinhosa, há poucos dias me consolava pelo falecimento de minha mãe acometida de um terrível câncer. A partida de Beth é prova inequívoca do quäo sorrateiro e perigoso é o vírus da Covid-19. Remeteu-se ao mais nobre mercado uma grande profissional, dedicada acadêmica e ícone da Comunicação Pública.

  2. A última vez que vi a Beth, nos encontramos na varanda do sebinho. A Ana Lúcia Novelli se juntou a nós. Passamos a tarde falando de nossas vidas e gostos, e dando boas risadas da vida depois dos 30, 40, 50, e por aí andamos. Falamos também de leituras, filmes, viagens, e do bom-viver nos dias que passam rápido. Nesse dia “a vida” estava entre nós, e ríamos enquanto o sol se punha. Beth tinha luz, e nos iluminava. Assim ficou a imagem dela. Enquanto ela partia e nos deixava, pensando que a vida era boa. Saudade de sua luz, querida Beth Brandão.

2 comentários

Com foco no direito do cidadão à informação, à participação e no dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública.

Newsletter