Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br. O texto desta edição comemora o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. Como continuam intensas as discussões sobre mobilidade urbana, uso de ciclovias e faixas para pedestres, reproduzimos o conteúdo.
O Dia Mundial sem Carro começou a ser comemorado em 1997, na França. No Brasil, tivemos poucas campanhas e mais ações políticas como o lançamento da Cartilha do Ciclista pelo Ministério das Cidades e autoridades como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, indo de bicicleta para o trabalho (em outros países como Inglaterra e EUA,as autoridades também deixaram o carro e foram para o trabalho usando transporte público). No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes proibiu, por decreto, a circulação dos carros oficiais do municípios no dia de hoje
A pesquisa de Mobilidade Urbana, da Rede Nossa São Paulo e a Fecomercio-SP, divulgada hoje (22), apontou que o tempo médio gasto no trânsito da cidade é de uma hora e 44 minutos, a mesma média da pesquisa anterior. Para 23% dos moradores, duas horas é o tempo mínimo gasto no deslocamento principal do dia, para ir ao trabalho ou à escola. A parcela de 35% perde entre uma e duas horas para chegar ao destino. A pesquisa entrevistou 700 pessoas a partir dos 16 anos, entre agosto e setembro do ano passado. O carro é o meio de locomoção de 60% dos entrevistados e 32% dos donos de carros usam esse meio todos os dias, 36% de vez em quando e 25% raramente.
Além disso, 90% dos entrevistados disseram concordar com com a construção de corredores e faixas exclusivos de ônibus. Meios de transporte alternativos como a bicicleta são usadas por 7% da população. Entre os que não usam, 44% disseram que passariam a usar caso houvesse mais segurança, 18% se houvesse mais sinalização nas ruas e 13% se existissem mais ciclovias.
A empresa Liberty Seguros aproveitou para divulgar o Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana (confira mais aqui). A maior parte das marcas aproveitou as redes sociais para fazer posts sobre o tema. Uma das exceções foi o Uber, que lançou uma campanha mais agressiva para usuários de transportes coletivos via email marketing para sua base de usuários.
As cidades são para as pessoas, não para os carros. Essa é a mensagem do aplicativo Uber para lembrar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado hoje, dia 22 de setembro. Essa mensagem pode parecer contraditória partindo de uma empresa que oferece serviços de motoristas particulares. A empresa apresentou um projeto que incentiva os passageiros a deixar os carros e utilizar outros tipos de transporte na cidade, entre eles, ônibus, barca, metrô e usar o Uber de forma complementar. Entre os dias 22 de setembro e 22 de outubro, o Uber irá conectar seus serviços com o transporte público através do programa UberCONCETA. Quem utilizar os serviços da empresa a partir de estações e terminais de transporte público ganharão um desconto de 10% na viagem. O mesmo funciona para os passageiros que utilizarem o Uber para chegar à esses pontos.
O objetivo é complementar o uso do uber com o transporte público e o valor máximo de desconto é R$40 viagem. Para saber os terminais e estações determinados pelo programa, acesse o blog newsroom.uber.com. “Em 2014, os cariocas perderam cerca de 99 horas no trânsito nos horários de pico. O UberCONECTA é uma maneira para que as pessoas possam acessar a rede, deixar seu carro em casa e passar mais tempo fazendo o que realmente importa“, explica o Uber no e-mail-marketing enviado aos clientes.
Para participar da promoção, basta baixar o aplicativo e escolher entre os serviços uberX ou UberBLACK. O desconto será dado automaticamente ao fim de cada viagem. A empresa aproveita o Dia Mundial Sem Carro também para levantar a discussão sobre a importância da diminuição do uso de carros nas cidades. Para isso, ela convida os internautas a utilizarem a hashtag #oquetemove para falarem o que os move no Dia Mundial Sem Carro e porque gostaria de passar menos tempo no trânsito.
Greenpeace traz amor de volta e desamarra o trânsito
O Greenpeace fez uma série de ações para o Dia Mundial Sem Carro. Junto com outras organizações, criou lambe-lambes e banners, além de um aplicativo que inclui um badge na imagem de perfil do Facebook. A campanha incentiva o uso da hashtag #desamarreacidade que é o mote da campanha.
Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br.