Plataforma Amazônia Vox abre cadastro gratuito para freelancers de comunicação na Amazônia

ABCPública é parceira do projeto

O Instituto Bem da Amazônia disponibilizou nesta semana o site provisório da plataforma “Amazônia Vox”, que vai conectar jornalistas e instituições de todo o mundo a fontes de conhecimento da Amazônia e profissionais da área da comunicação com atuação na região. O site para acesso ao cadastro é o http://amazoniavox.com/.

O projeto conta com o apoio institucional do ICFJ (International Center for Journalists), uma rede global com mais de 130 mil jornalistas cadastrados em 180 países e do Fórum Pamela Howard para Cobertura de Crises Globais e também tem apoio da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). A iniciativa “Rede de Freelancers da Amazônia” vai permitir que profissionais que atuam e podem ser prestadores de serviço da área da comunicação no território Amazônico sejam acessados diretamente por veículos de imprensa, empresas, instituições e governos de qualquer lugar do mundo. Com isso, a iniciativa promove geração de renda e fortalece a economia criativa na região.

O cadastro é inteiramente gratuito e, em breve, os profissionais poderão ter acesso a webinars de qualificação, sobre como obter um MEI (cadastro de microempreendedor individual), como precificar seus serviços e como montar um bom portfólio. No cadastro, o profissional colocará área de atuação, idiomas que domina, cidades em que atua e pode subir links e arquivos em PDF com seu portfólio.

A plataforma Amazônia Vox também já abriu a área de cadastro colaborativo para fontes de conhecimento da Amazônia, de qualquer área de atuação. Os dados serão acessados posteriormente com a plataforma completa no ar, através do “Banco de Fontes da Amazônia”, que tem como objetivo reunir as fontes de conhecimento local e colocá-las em contato direto com jornalistas de todo o mundo, fortalecendo assim maior protagonismo amazônico nas narrativas da imprensa sobre a região.

Sobre

O Amazônia Vox é uma das frentes de atuação do Instituto Bem da Amazônia (IBA), formado por profissionais amazônicos e nasce num momento em que a Amazônia está no centro da agenda global.

O ICFJ (International Center for Journalists) é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Washington (EUA) e atuação em mais de 180 países, incluindo o Brasil e conta com uma rede de mais de 132 mil jornalistas. O ICFJ trabalha na relação entre jornalismo e tecnologia, desenvolvendo a experiência e as habilidades de contar histórias de repórteres em todo o mundo. Já o Fórum Pamela Howard visa preparar jornalistas com a expertise para prover coberturas significativas de críticas problemas globais de importância local. A iniciativa atua em quatro línguas e os jornalistas compartilham informações em grupos online e colaboram entre si para contar histórias transfronteiriças. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 13.000 membros de todo o mundo, pessoas que estão enfrentando a desinformação.

A Associação Brasileira de Comunicação Pública reúne e representa os comunicadores da área pública-governamental e do terceiro setor. Fundada em 2016 por profissionais de diversos estados e do Distrito Federal, vem se consolidando como um espaço de reflexão, análise e debates sobre os desafios desse campo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *