Profissionais de comunicação costumam ser ágeis e bons em executar tarefas. Produzem textos, vídeos, posts, lives em ritmo intenso, sem, muitas vezes, parar para pensar nos efeitos e nos custos daquilo que estão realizando.
Para que a comunicação desenvolvida dentro das organizações seja, de fato, estratégica, é preciso acrescentar às etapas de planejamento e execução de projetos a prática de mensuração de resultados. O mais recente episódio do podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência fala desse assunto.
“Todo projeto de comunicação tem seu custo, o que inclui a soma do tempo de trabalho dos profissionais envolvidos. É papel do assessor de comunicação identificar e mostrar aos gestores das organizações quais são esses custos e que resultados os projetos desenvolvidos estão colhendo”, explica Lília Gomes, coordenadora da ABCPública em Minas Gerais, em entrevista ao podcast.
O episódio também traz dicas para que os comunicadores possam incorporar a avaliação de resultados em suas rotinas de trabalho. “Saber definir objetivos, metas e KPIs é muito importante. Analisar dados do Google Analytics e ferramentas de análise das redes sociais, também”, conta Daniela Senador, consultora em comunicação e também entrevistada no episódio.
Sobre o Podcast:
O podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência foi lançado em 2020 e é produzido pela diretora de comunicação da ABCPública, Aline Castro.
Ele está disponível nos aplicativos Apple, Spotify, Google Podcasts, dentre outros players.