Print da tela do Zoom com o encontro das regionais

Regionais participam de primeiro encontro virtual do ano

Os sotaques eram diversos, mas o sentimento, único: qualificar a comunicação pública no país. Na noite de quinta-feira (4/2), os coordenadores de diversas seções regionais da ABCPública reuniram-se com membros da diretoria para planejar iniciativas para o novo ano.

Em pauta, o plano de comunicação da entidade para 2021-2022, ações de capacitação on-line, encontros regionalizados e temáticos e muita troca de ideias e coleta de sugestões para atuação colaborativa e integrada de todos.

“O coração da ABCPública está no trabalho local. Acreditamos no fortalecimento das redes nos estados para potencializar nossa missão e inspirar comunicadores públicos no desempenho de suas funções”, comentou Cláudia Lemos, presidente da ABCPública.

Participaram do encontro representantes das regionais do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Minas Gerais. “Por aqui, estamos buscando somar esforços para ampliar o encadeamento das ações. Uma intenção é firmar parcerias com canais de comunicação pública de universidades. Também gostaríamos de ampliar as discussões sobre políticas de transparência e de dados abertos”, comentou Alessandra Lessa, da regional de Goiás.

Ana Paula Lucena, coordenadora da regional de Pernambuco, ressaltou a importância da atuação da associação para construção de políticas de comunicação institucionalizadas. “Um dos maiores problemas que ainda temos é o foco no gestor, e não no cidadão. Precisamos pensar em iniciativas que respaldem a comunicação a mudar essa situação”. 

Integrantes dos comitês temáticos também participaram do encontro, apresentando propostas de atuação em tópicos como a comunicação digital e a regulamentação. Dentre as ideias, está a realização de um mapeamento nacional de normas, políticas e manuais, que será disponibilizado na nova página da ABCPública na internet, prevista para abril de 2021.

A ABCPública e suas regionais estão sempre abertas para receber sugestões e voluntários que queiram colaborar na execução de projetos. Para conhecer o coordenador regional do seu estado, clique aqui. E para falar com a associação, mande um e-mail para contato@abcpublica.org.br.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *