Por Maria Eduarda Tavares Gomes, Josielly Amaro da Silva e Mateus Tavares da Silva (DCOS/UFS)
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) se prepara para receber a III ComPública, que terá como tema “Emergência Climática e Direito à Informação”, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro. ComPública é um evento nacional que reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes da área da comunicação pública. Os participantes terão a oportunidade de explorar duas cidades durante o evento, a capital Aracaju onde ficam os principais hotéis e a histórica São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, que sedia o campus da UFS, a maior instituição de ensino superior de Sergipe e um dos principais centros de pesquisa e formação acadêmica da região.
A área de Comunicação da UFS tem três cursos em nível de graduação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, que reúnem em torno de 600 alunos, com 30 professores. Na pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) oferece Mestrado, desde 2012, e iniciará sua primeira turma de doutorado em 2025. O programa possui duas linhas de pesquisa, “Produtos, processos e práticas midiáticas” e “Cultura, economia e políticas de comunicação”, que abordam temas como mídia e processos socioculturais, comunicação política e produção de narrativas contemporâneas.
A colaboração entre o Departamento de Comunicação Social (DCOS) da UFS e a ABCPública para a realização do evento, destaca o professor Mário César, que integra a comissão local de organização, “tem o objetivo de contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos sobre comunicação pública no Brasil, promovendo avanços concretos nessa área tão essencial para a democracia.”O DCOS está desenvolvendo um planejamento que integra ações de jornalismo, publicidade e audiovisual, envolvendo docentes, discentes e técnicos dos cursos.
Para a professora do curso de Jornalismo da UFS, Alice Oliveira de Andrade,, que coordena a Comissão de Comunicação do III ComPública, atuar nessa área do evento será uma oportunidade importante para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ela destaca, por exemplo, que “a cobertura de um evento desse porte funciona como uma verdadeira aula de jornalismo, já que envolve todas as etapas do processo produtivo, como definição de pauta, apuração, produção, edição e publicação”. Alice acredita que essa experiência ajudará os alunos a se conectarem com profissionais da área e a compreenderem como os temas debatidos no universo acadêmico se traduzem na prática jornalística.
CIDADE E CULTURA
Os passeios pela cidade de São Cristóvão, sede do evento, vão agregar ainda mais valor à experiência. Como a quarta cidade mais antiga do Brasil, seu patrimônio histórico e cultural cria um cenário singular para o congresso. No entanto, grande parte dos participantes ficará hospedada em Aracaju, que está a aproximadamente 15 km da UFS e conta com a infraestrutura hoteleira, assim como bares e restaurantes, especialmente na Orla de Atalaia, um dos principais pontos turísticos da capital. Na orla, além de desfrutar de bares, restaurantes com gastronomia regional, há o oceanário do Projeto Tamar e espaços culturais que refletem a riqueza da cultura sergipana.
O deslocamento entre Aracaju e o campus da UFS pode ser feito por transporte público ou por aplicativos de mobilidade. Para turistas, a opção mais segura e recomendada é o uso de carros por aplicativo. Saindo dos Arcos da Orla de Atalaia, a viagem até a UFS custa, em média, R$30 e leva aproximadamente 25 minutos.
A expectativa da comunidade universitária em receber os participantes é alta. Professores, servidores e estudantes estão engajados na organização do evento, preparados para compartilhar conhecimentos e experiências em um ambiente acolhedor e produtivo. O III ComPública na UFS promete ser um espaço de aprendizado, troca de ideias e fortalecimento da comunicação como ferramenta essencial para o desenvolvimento social e cultural.