Valorização do SUS é tema de artigo de Armando Medeiros e Jorge Duarte

O reconhecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) não é frequentemente comum. Na verdade, não era. De alvo de críticas constantes – e até mesmo de pedidos de privatização – à aclamação durante a pandemia, essa é a nova realidade do serviço público de saúde. Assim como outros serviços disponibilizados pelo Estado, o SUS costumava ter evidenciados apenas os defeitos, a escassez, as deficiências e as precariedades. Bastou entrarmos em uma emergência sanitária sem precedentes para que gritos de “Viva o SUS”, ditos na mídia por jornalistas e grandes personalidades, ecoassem em nossos ouvidos. Hoje, até quem possuía planos particulares se viu dependente, de alguma forma, da saúde pública.

Publicado na última edição do Jornal Jatobá, o artigo “Medalha de ouro para o SUS”, assinado pelo vice-presidente e diretor acadêmico da ABCPública, Armando Medeiros e Jorge Duarte (respectivamente), evidencia a importância desse sistema de saúde pública. Segundo informam os sites das secretarias de saúde, o SUS é o único sistema do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde. O artigo também pontua que o recente reconhecimento ao SUS nos remete à necessidade de maior valorização de outras ações e boas práticas do setor público.

 Nesse sentido, os autores utilizam o Prêmio Jatobá PR como exemplo de incentivo a práticas eficazes de comunicação na administração pública. Para eles, a valorização de ações exitosas e casos de sucesso – que podem ser multiplicados – significa estimular a eficiência, qualidade, transparência, oportunidades iguais e serviços de qualidade para o bem comum, que são os ideais republicanos da administração pública.

Troféu Jatobá

Com o apoio da ABCPública, da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação e I’Max, o Prêmio Jatobá destaca as seguintes cinco categorias para organizações públicas: 

Comunicação com Comunidade

Projeto Especial

KPIs de Comunicação / Uso de Dados

SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão

Campanha de Utilidade Pública

O Prêmio Jatobá PR está em sua 5ª Edição e também reconhece, com troféus, cases de sucesso de agências de relações públicas e áreas de comunicação do setor privado.

As inscrições do Prêmio Jatobá PR 2021 vão até o dia 17 de setembro. Para mais informações, acesse o link: https://www.jatobapr.com.br/jatoba-2021.

Para conferir o artigo “Medalha de ouro para o SUS”, publicado no Jornal Jatobá, clique aqui.

Compartilhe

One thought on “Valorização do SUS é tema de artigo de Armando Medeiros e Jorge Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *