4º ComPública reúne comunicadores de todo o país em Brasília para discutir uma agenda de comunicação voltada à cidadania

Por Silvanir Jaques – Diretora Regional de Pernambuco

A abertura oficial do 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública) reuniu, na quarta-feira, 16 de setembro, um expressivo público de comunicadores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam em instituições públicas de diferentes regiões do país. Realizado no Auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, o congresso seguiu até 18 de setembro com o tema “Uma agenda para a cidadania”.

Considerado o maior congresso de Comunicação Pública do país, o evento contabilizou mais de 2 mil inscrições e foi realizado em formato híbrido, com participação presencial e transmissão on-line pela plataforma oficial. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que celebra 10 anos de atuação, em parceria com a Câmara dos Deputados, que comemora 200 anos em 2026, entre outras entidades apoiadoras e patrocinadoras.

A solenidade de abertura foi conduzida pela jornalista Alessandra Ancelmo, servidora da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados, diretora regional da ABCPública no Distrito Federal e integrante da coordenação do congresso. Ao dar as boas-vindas ao público, Alessandra destacou a diversidade de participantes e a importância do encontro para o fortalecimento da Comunicação Pública no país.

“É uma alegria ver essa casa cheia para ouvir e debater sobre comunicação pública”, afirmou. Em sua fala, ressaltou que o ComPública reúne comunicadores que atuam em diferentes esferas do governo, além de pesquisadores e estudantes, em uma programação dedicada ao debate sobre os caminhos da comunicação pública e sua relação com a cidadania.

A solenidade foi composta pela diretora-geral adjunta da Câmara dos Deputados, Amanda Maria Ramalho de Carvalho; pelo presidente da ABCPública, professor doutor Jorge Duarte; pela diretora de Comunicação Social do Senado Federal, Glauciene Lara; pela diretora-geral do Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Cristina Siqueira Novaz; e pela diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Dione Oliveira Moura.

Em seu pronunciamento, Jorge Duarte destacou a participação de representantes de diferentes regiões do Brasil e o compromisso compartilhado com o fortalecimento da comunicação realizada pelas instituições públicas. “É bom demais receber gente de todas as regiões do país. Algumas pessoas atravessaram o Brasil para estar aqui”, afirmou.

O presidente da ABCPública ressaltou, ainda, que o congresso faz parte de uma causa comum: contribuir para que as instituições públicas se comuniquem melhor e, consequentemente, ampliem sua capacidade de dialogar com a população.

Segundo Duarte, apesar das diferentes realidades vivenciadas pelas instituições, existe uma convicção compartilhada entre os profissionais da área sobre a necessidade de tornar o Estado mais compreensível, acessível e disposto a ouvir a sociedade. Ele também destacou o papel da ABCPública como uma rede de aprendizagem e colaboração, capaz de aproximar profissionais que enfrentam desafios semelhantes e favorecer a circulação de experiências e soluções. “A comunicação pública ganha sentido quando ajuda o cidadão a compreender o Estado, exercer direitos e participar das decisões que afetam a sua vida”, pontuou.

A programação do 4º ComPública inclui minicursos, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, além de grupos de trabalho destinados à apresentação de pesquisas e relatos de experiências. A programação também proporcionou aos participantes uma imersão em Brasília, com atividades realizadas em espaços institucionais e culturais da capital federal.

Cultura e reconhecimento

A abertura contou também com uma apresentação cultural do Coral Esplanada, formado pela integração dos corais de servidores da Câmara dos Deputados, do Ministério das Relações Exteriores e da Controladoria-Geral da União (CGU). A apresentação teve regência do maestro Daivson Miranda e integrou a programação da solenidade.

Outro destaque foi a entrega do Prêmio Neuza Meller de Audiovisual Universitário, iniciativa voltada ao reconhecimento da produção audiovisual universitária e à valorização de novos talentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *