ABCPública vê com apreensão medidas de desmonte da comunicação pública

Entidade buscará mapear medidas e ampliar contatos com os governos para esclarecer equívoco e demonstrar as consequências

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) acompanha com apreensão as notícias sobre o desmantelamento das estruturas de comunicação criadas para ampliar a transparência e o diálogo entre Estado e sociedade, tanto na esfera federal quanto estadual.

A pretexto de racionalizar os gastos públicos – medida que sempre apoiamos – atividades importantes estão ameaçadas de descontinuidade. Acesso a informações e prestação de contas são deveres previstos na Constituição Federal e devem ser tratados como uma política de Estado, e não de governo.

Ao desmontar tais estruturas, as autoridades não produzem a economia que desejam. Ao contrário, podem aumentar os gastos por se verem diante da necessidade de contratação de empresas privadas.

Estamos buscando mapear tais medidas e ampliar os contatos com os governos recém-empossados para esclarecer sobre o equívoco que representa negligenciar a comunicação pública e sua importância para o fortalecimento da cidadania, da democracia, e de uma governança moderna e eficaz.

Solicitamos a todos os associados e trabalhadores da Comunicação Pública que auxiliem nessa tarefa urgente, enviando notícias sobre as medidas tomadas nos respectivos estados e indicando interlocutores para contato. Nosso e-mail é contato@abcpublica.org.br.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *