Agências e comunicadores: uma parceria pelo aprimoramento da comunicação pública

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Tema foi abordado na palestra do diretor da ABCPública Jorge Duarte em evento da Abracom

Na palestra realizada na última terça-feira, 05, em São Paulo, em seminário organizado pela Abracom para agências de comunicação corporativa, Jorge Duarte apresentou a ABCPública para as agências e as convidou para juntarem forças na qualificação da comunicação pública feita no Brasil em benefício do cidadão.

Ele falou sobre os desafios e os pontos de convergência e destacou a necessidade de parceria entre prestadores de serviços de comunicação e profissionais da área pública para para qualificar a comunicação do Estado com a sociedade. Para Duarte, é fundamental uma comunicação integrada, de qualidade e voltada para o cidadão, evitando o personalismo, o desperdício, a promoção institucional, o que pode ser buscado com estratégias adequadas, planejamento e foco, questões em que as agências têm enorme contribuição para dar.

Jorge, que integra a diretoria da ABCPública, ressaltou a necessidade de valorizar o trabalho feito pela equipe de comunicadores públicos, de modo que as agências de comunicação trabalhem de forma integrada e complementar, contribuindo para a eficiência da comunicação do setor público com o cidadão. Em sua experiência, o padrão dos comunicadores públicos no Brasil é muito alto, mas muitos sofrem com falta de recursos, de equipes e, muitas vezes, de compreensão do papel e capacidade da comunicação contribuir para a elaboração e execução das políticas públicas. “Muitas vezes os comunicadores são vistos como simples divulgadores. A capacidade das agências de comunicação em dar suporte à gestão da comunicação é muito alta, mas elas precisam ajudar na área de inteligência de comunicação e não apenas na entrega de produtos e serviços”.

Para o diretor da ABCPública, “é fundamental a noção de que a agência que trabalha para um órgão público essencialmente também está ajudando a prestar um serviço público, ou seja, trabalha para o cidadão.” O diretor da ABCPública também chamou a atenção para o fato de que, “em um período de grande circulação de informações distorcidas ou mesmo falsas, o setor público tem que ser absolutamente rigoroso com a transparência e a prestação de informação verdadeira, útil e nas condições do cidadão. Ele deve ser um porto seguro na orientação do cidadão”.

O painel sobre Ética e Compliance foi foi compartilhado com o professor e articulista Eugênio Bucci, que falou sobre as premissas fundamentais do desempenho da atividade dos comunicadores: verdade, ética e integridade.

Mais informações e inscrições aqui.

Fotos: Abracom


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Com foco no direito do cidadão à informação, à participação e no dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública.