A comunicação pública na administração pública: um estudo sobre a comunicação em prefeituras do estado de Santa Catarina

SILVA, João Paulo da. A comunicação pública na administração pública: um estudo sobre a comunicação em prefeituras do estado de Santa Catarina. 2015. 239 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SILVA, João Paulo da

Pensar a comunicação pública é colocar o interesse público e o cidadão como base central para o fazer comunicacional nos órgãos públicos. Assim, este trabalho analisa a efetividade da comunicação pública no âmbito da administração pública municipal. Para isso, serão apresentados alguns conceitos relevantes acerca do tema para, na sequência, analisar como de fato essa comunicação ocorre nas prefeituras do Estado de Santa Catarina, aprofundando a pesquisa nas cidades de Nova Trento, Itapema, Joinville e Itajaí, municípios escolhidos devido à relevância que apresentam para a região. Assim, foi realizado um estudo de caso tendo como base solicitações de informação por meio dos portais da transparência, Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informação – LAI), entendida aqui como um dos aspectos da comunicação pública. Além de buscar compreender a efetividade da comunicação pública, verifica-se também se a forma de contratação dos profissionais de comunicação desses municípios interfere em uma ação comunicacional que não só a do interesse público. A partir do estudo realizado com os pedidos de informação, a verificação de usabilidade dos sites e a análise dos discursos das entrevistas com os profissionais responsáveis pelo setor de Comunicação Social dos municípios, percebe-se o que há de comunicação pública dentro da administração pública municipal, constatando que essa é permeada de diversos interesses, principalmente, o político partidário.

 

Compartilhe