DIFERENÇAS DE ABORDAGEM NA COBERTURA DO ORÇAMENTO DA UNIÃO ENTRE A AGÊNCIA CÂMARA E O ESTADÃO

MACEDO, Silvia Mugnatto. RELATÓRIO SOBRE AS DIFERENÇAS DE ABORDAGEM NA COBERTURA DO ORÇAMENTO DA UNIÃO ENTRE A AGÊNCIA CÂMARA E O ESTADÃO . Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. GT “Comunicação na Câmara dos Deputados: Perspectivas Após 20 Anos de Mídias”. Brasília, 2023.

MACEDO, Silvia Mugnatto

O artigo busca comparar a cobertura de um veículo público de comunicação, a Agência Câmara, e um comercial, o jornal O Estado de S.Paulo, em um assunto específico, o Orçamento da União. Foram escolhidos dois momentos diferentes: a cobertura tradicional da votação do Orçamento anual e a denúncia de
que as emendas do relator do Orçamento teriam transformado parte da proposta em um “orçamento secreto”.
Sobre este último tema, a agência não detalha a polêmica no seu início conforme seus critérios de noticiabilidade. Mas detalha mais as políticas públicas envolvidas na aprovação do Orçamento anual enquanto o Estadão prefere ressaltar os riscos fiscais da proposta. O estudo traz, portanto, uma discussão sobre os valores-notícia de cada veículo e os objetivos preconizados para a comunicação pública.

Compartilhe