“O Público na TV”: discussões em rede nacional para a afirmação do sistema público no Brasil

COUTINHO, Iluska; MOURÃO, Raul. “O Público na TV”: discussões em rede nacional para a afirmação do sistema público no Brasil. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013

COUTINHO, Iluska e MOURÃO, Raul

A criação há quase seis anos da TV Brasil reacendeu o debate a respeito da comunicação pública no Brasil principalmente por ela se tornar a primeira emissora pública, em rede nacional, após décadas da chegada da televisão no país. Relativamente nova, a emissora vem delineando sua identidade. Que tipo de programação deve apresentar? Quais são seus objetivos? As perguntas estão presentes em debates, seminários, pesquisas e é foco de discussão em alguns de seus próprios programas. Este trabalho tem a finalidade de reunir características da TV pública, seus princípios e objetivos. Em seguida, verifica se e como esses temas são abordados no programa “O Público na TV”, a cargo da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A produção pode ser um espaço de discussão a respeito das manifestações de telespectadores e de delimitações das características de uma TV pública.

 

Compartilhe