Frente lança Ouvidoria Cidadã da EBC e primeiro relatório

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, com apoio da ABCPública, lança nesta quarta-feira (16) o primeiro relatório da Ouvidoria Cidadã da EBC, já disponível na Biblioteca Digital da associação. O lançamento acontece às 19 horas, com uma live no YouTube.

O objetivo do projeto é analisar conteúdos publicados e veiculados pela Empresa Brasil de Comunicação com o olhar dos princípios da comunicação pública, que devem orientar a produção da TV Brasil, das rádios Nacional e MEC, da Agência Brasil e da Radioagência Nacional, bem como os perfis desses veículos nas redes sociais.

“A EBC perdeu seu caráter de comunicação pública quando desfez os instrumentos de participação. A Ouvidoria perdeu seu papel crítico. O Conselho foi desfeito. O governo apoderou-se de toda gestão e passou a interferir nos conteúdos”, detalha a ex-presidenta do Conselho Curador da EBC, Rita Freire.

O professor da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e primeiro Ouvidor-geral da EBC, Laurindo Lalo Leal Filho destaca a importância da Ouvidoria para uma empresa de comunicação pública:

“A Ouvidoria é o canal institucional que permite a participação do público na elaboração das políticas editoriais da empresa. Para isso é fundamental que ela tenha total autonomia de ação, balizada apenas pelas leis e regulamentos que regem a instituição pública”.

A Ouvidoria Cidadã da EBC publicará análise dos conteúdos, boletins e artigos, que serão reunidos em relatórios periódicos, apontando veiculações e publicações em desacordo com os princípios previstos em lei e também exemplos de bons conteúdos que promovam o debate público de ideias e a circulação de informações preconizadas pelas boas práticas internacionais de Comunicação Pública.

Neste primeiro relatório, foram abordados, de forma amostral, conteúdos de 2020. As contribuições com críticas, elogios, prints, links ou análises de conteúdos da EBC podem ser enviadas para o e-mail ouvidoriacidadaebc@gmail.com.

O material será publicado ao longo do ano nas redes sociais da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública (https://pt-br.facebook.com/emdefesadaEBC/) e no site do Conselho Curador cassado (https://conselhocurador.ciranda.net/).

Lançamento da Ouvidoria Cidadã da EBC

Dia 16/12 (quarta-feira), 19h
Canal do Youtube do Sindicato dos Jornalistas Distrito Federal
Debatedores:
Laurindo Leal Filho – Professor da ECA/USP e 1º Ouvidor-geral da EBC
Rita Freire – Jornalista, ex-presidenta do Conselho Curador da EBC
Pedro Aguiar – Professor de Jornalismo da UFF
Juliana César Nunes – Sindicato dos Jornalistas DF e Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira)
Participação: Fernando Oliveira Paulino – Professor da UnB e Coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) e da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI)
Mediação: Akemi Nitahara – Comissão de Empregados da EBC
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *