Maria José da Costa Oliveira é a nova sócia-honorária da ABCPública

Autora de diversos livros, ela é uma das pioneiras na literatura sobre Comunicação Pública

A ABCPública recebe a pós-doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo Maria José da Costa Oliveira como sócia-honorária, se juntando a outros nomes: Alberto Dines (in memoriam), Antonio Barros, Bob Vieira da Costa, Eduardo Ribeiro e Maria Helena Weber.

Maria José da Costa Oliveira deu continuidade à saga de outros pioneiros da comunicação pública quando, em 2004, lançou o livro Comunicação Pública. O foco, nesta obra clássica, foi refletir sobre o papel da Comunicação no espaço público democratizado, com uma abordagem aberta para envolver todos os setores da sociedade – e não só as instâncias estatais – em torno do interesse público.

Currículo
Com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade São Paulo (1994) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Maria José é Pós-Doutora pelo CRP/ECA/USP.

Foi professora titular, em tempo integral na DeVry/Metrocamp/IBTA e coordenadora dos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual e Design Gráfico), contando com 15 anos na instituição. Tem experiência profissional-acadêmica em comunicação pública, relações públicas, cidadania, comunicação e meio ambiente.

Atua como docente no Ensino Superior desde 1985. Organizou o livro “Comunicação Pública”, pela Editora Alínea, em 2004. Publicou em 2015 o livro “Novas Relações Públicas: Comunicação entre o setor privado e público”, pela Editora GlobalSouth Press, que também conta com a versão em inglês e e-book. Co-autora do livro “Vida Sustentável e Comunicação, o diálogo necessário entre Estado, mercado e sociedade”, pela editora Appris, em 2018. Participa do COMPOL – Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política – ECA/USP, sob coordenação da profa. Dra. Heloiza Matos. Foi presidente da ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas) entre 2016 a 2018.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *