Proposta da Lei Geral da Comunicação Pública já tramita na Câmara dos Deputados

A proposta de uma Lei Geral da Comunicação Pública, elaborada pela ABCPública, foi protocolada de forma oficial na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e já ganhou numeração: SUG 19/21O texto protocolado ficou em consulta pública por 30 dias no site da associação e a consolidação da redação final foi realizada a partir das sugestões e comentários.

A SUG 19/21 tem o objetivo de garantir que o interesse do cidadão seja o fundamento da comunicação feita por instituições públicas e foi apresentada  no fórum de encerramento do I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, realizado em outubro, com mais de 1200 inscritos.

Após a designação do relator vamos buscar nos reunir para acelerar o processo. Dificilmente a comissão deliberará ainda esse ano, mas o protocolo da matéria já adianta um importante estágio”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da ABCPública, Lincoln Macário.

Confira a íntegra da proposta aqui.      

Lincoln Macário está à frente da articulação do projeto na Câmara e avalia que o papel da comunicação pública no combate à desinformação vai criar um ambiente favorável à matéria, especialmente em ano eleitoral, quando o problema se agrava. 

“Acreditamos que a proposta seja distribuída a duas comissões: de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça. Se for esse o rito, em 6 meses seria possível fazer a matéria avançar, numa perspectiva otimista. Tentaremos construir audiência públicas e outras ações para que a matéria ganhe a merecida repercussão”, anuncia.

A ABCPública participa ativamente na discussão e construção de outros textos legais. O empenho para incidir no debate legislativo tem como foco aumentar a transparência do setor público e o acesso dos brasileiros a informações de qualidade e que fomentem a cidadania.

Confira outros exemplos do esforço da ABCPública na articulação de projetos no Poder Legislativo: 

Avança na Câmara projeto apoiado pela ABCPública para proteger conteúdos públicos na Internet

Novo projeto de lei propõe pagamento direto das empresas de redes e buscadores a jornalistas

Audiência pública debate projeto de lei sobre sites oficiais

Compartilhe

One thought on “Proposta da Lei Geral da Comunicação Pública já tramita na Câmara dos Deputados

  1. Parabéns pela iniciativa! Ficou bem legal a proposta de PL após a consulta pública! Já coloquei para acompanhar a SUG 19/2021, agora sob a relatoria da deputada Luiza Erundina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *