Comunicação Pública em 2020 e desafios para 2021

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) acaba de lançar a Carta de Conjuntura 2020. A partir de uma retrospectiva do ano marcado pelo desafio de enfrentamento da Covid-19, a Carta faz uma análise sobre comunicação pública, democracia, direitos coletivos e prestação de contas para o cidadão em 2020.  O documento é produzido anualmente e abrange, sobretudo, a comunicação pública no âmbito do Executivo Federal.

Ao abordar a gestão de emergência em saúde pública, com a constatação do coronavírus em 26 de fevereiro passado, o documento ressalta que apesar da experiência e tradição brasileira na condução de programas de vacinação de massa e das cobranças públicas, o Governo Federal não executou um plano suficientemente consistente de comunicação em saúde pública. Além da ausência de coordenação, informação clara, orientação e assertividade, o texto lamenta o comportamento, sobretudo da Presidência da República, ao lidar com a morte de quase 200 mil brasileiros.

O documento reconhece a atuação dos órgãos estaduais e municipais que empreenderam campanhas de utilidade pública com foco na prevenção e cuidados com a Covid-19, em contraste com a abordagem do Executivo Federal.

Ao lançar um olhar sobre os desafios que nos aguardam em 2021, a análise revela outros pontos de atenção sobre a comunicação Estado/Sociedade, como as iniciativas de retrocesso na prestação de contas e transparência, as ofensivas de desinformação como padrão de comunicação, o uso não republicano de recursos públicos na comunicação, os ataques à liberdade de expressão com intimidação do direito à crítica e a necessidade de avançar na regulamentação das plataformas sociais e no uso das redes pelas autoridades públicas

A Carta aborda, ainda, os avanços e os desafios em curso nas matérias legislativas relacionadas à comunicação pública.

A íntegra do documento está disponível aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *