Programa Avançado em Comunicação Pública inicia com reflexões sobre papel do comunicador

Uma palestra e um seminário com especialistas abriram no último sábado (20) a quarta edição do Programa Avançado em Comunicação Pública (PACP), parceria da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Na palestra, os alunos foram instigados pelo analista político e especialista em pesquisas de opinião Alberto Carlos Almeida a pensar sobre o real poder das fake news ou do combate a elas. “É muito difícil você persuadir alguém com argumentos racionais porque as pessoas têm suas pré-concepções. A comunicação mobiliza o que as pessoas já pensam”, defendeu. O profissional ainda explicou porque fake news obtêm resultado. “Em vez de buscarmos razões para rejeitarmos uma mensagem, buscamos razões para aceitá-las.”

O PACP é um espaço de troca de experiências entre instrutores e alunos. Na segunda parte da aula inaugural, os participantes tiveram a oportunidade de debater, com profissionais do primeiro escalão, os 100 primeiros dias do novo governo federal. Daniel Merli, coordenador de Comunicação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Beto Sabato, assessor de Comunicação da Presidência do Banco do Brasil; Lorena Ribeiro, assessora do Ministério da Justiça; e Antonio Lassance, pesquisador e coordenador de Comunicação do Ipea, compartilharam suas vivências. 

O seminário foi conduzido pelo vice-presidente da ABCPública e curador do Programa, Jorge Duarte. A palestra teve mediação do presidente da Aberje, Paulo Nassar.

Programação 

O programa avançado vai até o dia 28 de outubro com duração total de 60 horas, divididas em 10 módulos. Os encontros são realizados aos sábados e de forma on-line, com foco nas práticas da comunicação na área pública.

O próximo módulo, sobre “Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública”, será ministrado pela presidente da ABCPública, Cláudia Lemos, que aproveitou a aula do último sábado para enfatizar o foco na capacitação dos comunicadores públicos.  “A capacitação é uma das principais linhas de atuação da ABCPública. A gente acredita realmente que este é um ponto que nos une a todos aos associados: estar sempre procurando trabalhar melhor, estudar e se preparar para cumprir a missão de fazer comunicação com foco no cidadão.” 

As aulas do próximo módulo serão em 27 de maio e 3 de junho. 

Acesse https://abcpublica.org.br/pacp/, confira a programação e inscreva-se para o programa completo ou para módulos específicos. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *