Aulas com Wilson Bueno e Renato Meirelles integram o Programa Avançado em Comunicação Pública 2022

A terceira turma do curso mais focado em comunicação pública está chegando! O Programa Avançado em Comunicação Pública 2022, parceria da ABCPública com a Aberje, será realizado de 21 de maio a 15 de outubro, com duração de 60 horas divididas em 10 módulos. As aulas serão realizadas totalmente on-line, por meio do aplicativo Zoom, sempre aos sábados. 

Este ano o curso traz novidades na sua programação. Além dos instrutores já conhecidos – entre eles Jorge Duarte, curador do curso; Cláudia Lemos, presidente da ABCPúlica; Érica Abe, coordenadora do Comitê Digital da associação; e Armando Medeiros de Faria, vice-presidente da associação e outros – teremos mais dois especialistas que irão provocar reflexões nos participantes. São eles:  

  • Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, conduz desde 2001 centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, Renato Meirelles irá ministrar o painel de abertura do curso, no dia 21 de maio, e falará sobre o tema “O que o comunicador da área pública precisa saber para ajudar quem mais precisa dele”.
  • Wilson Bueno é jornalista, professor sênior da USP e diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. Wilson Bueno ministrará a palestra de encerramento do módulo 3 do programa, em que discutirá a prática da formulação e implementação de uma política de comunicação no setor público.

Sobre a presença de Renato Meirelles na abertura do programa, Jorge Duarte afirma que os alunos vão entender como falar com camadas da população que podem ter dificuldade de acesso à comunicação de qualidade. “O Renato Meirelles conduziu centenas de estudos sobre as classes C, D e E e tem particular interesse na comunicação, consumo, cultura e opinião dessas classes. Essa experiência dele espelha o propósito central do nosso curso, que é fazer com que pensemos numa boa comunicação com a sociedade, em particular com aqueles que mais têm dificuldade de acesso ao setor público e à comunicação pública”, defendeu. 

Faça já sua inscrição e venha se capacitar com a gente: https://abcpublica.org.br/pacp/

Lembramos que associados da ABCPública têm direito a desconto, tanto no curso completo quanto nos módulos avulsos.

Programa Avançado em Comunicação Pública 2022: capacitação profissional em busca de uma melhor comunicação

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não participar deste curso, tudo o que temos a dizer é que as turmas anteriores foram um sucesso! Além de aulas cheias de conteúdo prático e troca de experiências, os alunos de 2021 participaram do desenvolvimento do e-book “Comunicação Pública na Prática: Depoimentos”. A publicação conta com depoimentos de 25 profissionais de comunicação sobre as práticas da área e foi organizada pelo diretor de relações acadêmicas da ABCPública e um dos curadores do curso, Jorge Duarte, que também contou o que os alunos e alunas podem esperar da turma de 2022: 

“As primeiras turmas foram muito bem sucedidas em promover uma atualização consistente dos alunos em relação às possibilidades de se fazer boa comunicação pública. O curso é voltado para as experiências profissionais e para permitir que os alunos repensem suas práticas para realizarem um trabalho melhor em seu ambiente ou em seus desafios”, explicou. 

Ainda de acordo com Jorge Duarte, realizar as aulas aos sábados e on-line traz grandes benefícios para se reunir profissionais que estão com a mão na massa e dispostos a colocar em prática o que foi aprendido. “O curso é voltado para a ideia de que se você tem uma aula no sábado, na segunda-feira você já vai ser capaz de repensar seu trabalho e vai tentar aplicar de imediato o que aprendeu nas suas atividades, pensando em como melhorar a comunicação pública”.

O diferencial do Programa Avançado em Comunicação Pública é que todos os  instrutores são profissionais que atuam diariamente nas atividades, nos temas e disciplinas em que eles são professores. Trata-se de uma aprendizagem coletiva, pautada em experiência enriquecida por conta da diversidade de perspectivas  e visões de mundo, destaca o curador do curso, Jorge Duarte:

“É como se fossem colegas, são pessoas que trabalham naquele tema em que são professores e todos eles têm um vínculo forte com o serviço público, ou seja, o curso é um curso de troca de experiências profissionais. O programa consegue reunir alunos de vários estados, de diferentes experiências e de diferentes setores da área pública para que eles possam compartilhar conhecimentos, trocar experiências, questionar e se ajudar”, esclareceu.

A presidente da associação, Cláudia Lemos, ressalta a importância dessa parceria entre a ABCPública e a Aberje. “A Escola Aberje é uma referência em comunicação organizacional. Por isso tem sido uma parceira estratégica dentro do nosso objetivo de criar oportunidades de capacitação voltadas especificamente para os profissionais de comunicação pública”. 

Para Emiliana Pomarico, gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação e também curadora do curso, a parceria entre as organizações é uma forma de somar os mais de 50 anos de experiência em comunicação da Aberje com o enorme conhecimento da ABCPública sobre a área. “Há resultados excelentes das avaliações dos participantes, tanto em relação aos instrutores convidados, como dos conteúdos e materiais apresentados e principalmente em relação à curadoria do programa, feita também em conjunto. Através da parceria, conseguimos formar turmas com um nível muito alto para as discussões e a troca de aprendizados é sempre rica e produtiva a cada aula. Estamos ansiosos, para cada vez mais, contribuir na formação de comunicadores públicos através desse programa, construído e organizado com tanta dedicação e cuidado pelas duas partes através dessa forte parceria”, afirmou.

Nas nossas redes sociais você encontra atualizações sobre o curso e também depoimentos de ex-alunos. Acesse: https://campsite.bio/abcpublica

E enquanto o Programa Avançado em Comunicação Pública não inicia, confira um pouco do conteúdo das turmas anteriores: 

I seminário de encerramento do Programa Avançando em Comunicação Pública 2021 debateu estratégias nas redes sociais

Programa Avançado em Comunicação Pública 2021 é encerrado com lançamento de e-book produzido pelos alunos

Lançamento: Glossário de Comunicação Pública

Compartilhe

2 thoughts on “Aulas com Wilson Bueno e Renato Meirelles integram o Programa Avançado em Comunicação Pública 2022

  1. Olá…
    Gostaria de saber o preço a ser pago pelo Programa Avançado em Comunicação Pública. É uma especialização?

    1. Olá, José Francisco. O PACP é um curso de atualização de 60 horas-aula, não é uma especialização. O programa completo, com 10 módulos e 19 aulas, custa R$5.000 para associados e R$7.500 para não-associados. Você pode ver mais detalhes e se inscrever no endereço https://abcpublica.org.br/pacp/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.